Corpo Docente

Adélia Cristina Peres Torrecillas

E-mail: adelia.torrecillas@fatec.sp.gov.br

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0657175984398022

Sobre a Docente: Graduada em Direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (1994) e Mestre em Direito pela Universidade Paulista (2004). Advogada militante nas áreas de Direito Civil, Direito Empresarial e Direito Tributário desde 1995, e docente de disciplinas de Direito desde 2002 (Universidade Paulista - Unip e Faculdade Anglo Latino - FAL). Leciono desde fevereiro de 2012, na FATEC ZONA SUL - Faculdade de Tecnologia da Zona Sul - São Paulo - Dom Paulo Evaristo Arns, onde sou Professora de Ensino Superior II nos cursos de Gestão Empresarial (titular das disciplinas: Direito Empresarial, Gestão Ambiental, Planejamento e Gestão Estratégica) e Logística (titular da disciplina: Gestão Tributária nas Operações Logísticas), além de ser Coordenadora de Curso desde fevereiro de 2018. Sou também titular da disciplina Ética e Direito Empresarial no Curso de Gestão da Produção Industrial, na FATEC DIADEMA - Faculdade de Tecnologia de Diadema Luigi Papaiz, desde agosto de 2021. Também sou titular da disciplina Direito Empresarial no Curso de Gestão Financeira, na FATEC OSASCO - Faculdade de Tecnologia Prefeito Hirant Sanazar, desde setembro de 2021. Sou docente também na UNIVERSIDADE BRASIL - Campus Itaquera (antiga Universidade Camilo Castelo Branco), desde fevereiro de 2013, no curso de Direito (disciplinas: Direito Civil, Direito Processual Civil), e Orientadora no Núcleo de Práticas Jurídicas, especificamente no Juizado Especial Cível e no Setor de Mediação de Alimentos. Sou Membro do Comitê Editorial e Parecerista da REFAS -Revista da Fatec Zona Sul.

Alex Macedo de Araujo

E-mail: alex.araujo01@fatec.sp.gov.br

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5150384560617328

Sobre o Docente: Doutorando em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo (USP). Possui graduação em Bacharelado e Licenciatura em Geografia pela Universidade de São Paulo (2004), Mestrado em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo (2009), Licenciatura em História pela UNIMES (2017), Licenciatura em Pedagogia pela UNICSUL (2018), Superior em Tecnologia em Logística pela UNIDERP (2018), Bacharel em Administração de Empresas pela UNICSUL (2019-2020) e Ciências Contábeis pela UNICSUL (2021), Licenciado em Ciências Sociais pela UNICSUL (2020), Licenciado em Filosofia na UNICSUL (2020-2021) e atualmente cursando Direito na USP - Universidade de São Paulo (2020-2024). Especialista em Metodologias para o Ensino a Distância (2015), MBA em Gestão Estratégica de Negócios (2016), MBA em Gestão de Projetos (2016), Professor concursado na FATEC - Faculdade de Tecnologia de São Paulo - Campus Dom Paulo Evaristo Arns desde 2010 onde atuo na área de Gestão Empresarial e Logística, na supervisão de estágios, orientador de trabalhos de conclusão de curso e como coordenador Pedagógico do Curso de Logística (2015-2020), com experiência na redação dos mais variados relatórios institucionais solicitados pelo MEC, acompanhamento do reconhecimento de cursos superiores e comissões internas como CIPA, Núcleo Docente Estruturante, Conselho de Curso e Congregação da Faculdade, além de atuar produzindo artigos científicos, orientando trabalhos de conclusão de curso de graduação e pós graduação, organização de eventos, capítulos de livros, apresentações em Congressos e trabalhos técnicos dentro de minhas áreas de atuação. Micro Empresário na área de treinamentos empresariais, Coordenador Pedagógico no Ensino Superior na Faculdade Estácio de Carapicuíba (2020), experiência como professor na pós graduação, ensino superior e básico.(Texto informado pelo autor)

Alexandre Bittencourt Faria

E-mail: alexandre.faria3@fatec.sp.gov.br

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6565540672197089

Sobre o Docente: Prof. Me. Alexandre Bittencourt Faria. Mestrado em Engenharia Eletrônica e Computação pelo ITA (2011). Atualmente é Consultor em TI e Analista de Sistemas – DBA Oracle em outras empresas. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Banco de Dados e Engenharia de Software. Ministra aulas de Banco de Dados, Engenharia de Software, Tecnologia da Informação e Tecnologias Web em algumas universidades em São Paulo como Senai, UniBan, Faspe, UNG e Faculdade de Tecnologia da Zona Sul. (Texto informado pelo autor)

Carlos Alberto Loiola de Souza

E-mail: carlos.souza@fatec.sp.gov.br

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4805265327108036

Sobre o Docente: Prof. Me. Carlos Alberto Loiola de Souza. Possui graduação em Ciências Sociais; licenciatura e bacharelado pela UNESP Universidade Estadual Paulista Campus de Araraquara (1993-1999). Mestrado em Historia da Ciência pela PUC SP Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2006). Graduado em Equoterapia, terapia que utiliza cavalos. Escreveu o caderno de exercícios da revista Sociologia Ciências & Vida da Editora Escala em 2009. Prof. concursado em Sociologia das Organizações na FATEC Zona Sul e concursado em Sociologia na Etec Zona Sul ambas do Centro Paula Souza. Voluntario em equoterapia no Regimento da Cavalaria 9 de Julho. Membro da Sociedade Antroposófica no Brasil. Ex Aluno do Centro de Formação de Professores Waldorf na Escola Waldorf Rudolf Steiner. Tem experiência na área de: Equoterapia, Sociologia, Antropologia, Ciência Política, Ética, História da Ciência, Pedagogia waldorf. Ministra as atuais disciplinas através da INCLUSÃO SOCIAL: sociologia, sociedade e tecnologia, sociologia das organizações, Ética e responsabilidade profissional, Metodologia da produção de conhecimento.

Carlos Vital Giordano

E-mail: carlos.giordano@fatec.sp.gov.br

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1388190299864215

Sobre o Docente: Graduação em Administração, mestrado em Administração pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e doutorado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Atualmente é professor da Fundação Armando Álvares Penteado - FAAP (Pós-graduação e MBA) e professor do Centro Paula Souza (Mestrado, MBA e Graduação). No mestrado profissional, ligado à Área de Concentração Educação e Trabalho; participante das Linhas de Pesquisa Políticas, Gestão e Avaliação e Formação do Formador da Educação Profissional e Tecnológica e Educação Corporativa, atuando nos projetos de pesquisas Ensino e Aprendizagem e Gestão, Avaliação e Organização da Educação Profissional. Pós-doutorando na PUC-SP pesquisando os temas Tecnologia da Informação e Inteligência Artificial. Editor da Revista Fatec Zona Sul, Refas, ISSN 2359-182X.

Celso Luiz Rigotto

E-mail: celso.rigotto@fatec.sp.gov.br

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4659618721578081

Sobre o Docente: Prof. Esp. Celso Luiz Rigotto. Graduado em Administração – Habilitação em Comércio Exterior pela Univers. Munic. de São Caetano do Sul (USCS-1996). Atualmente é Professor Associado I na Faculdade de Tecnologia da Zona Sul, do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, do Governo do Estado de São Paulo e também é Administrativo para assuntos de concursos de docentes na Administração Central. É também Autônomo, atuando como Consultor e Assessor para Assuntos de Comércio Exterior. Tem experiência na área de Administração com ênfase em COMÉRCIO EXTERIOR.

Daniela Menezes Garzaro

E-mail: daniela.garzaro@fatec.sp.gov.br

Currículo Lattes:

Sobre o Docente:

Possui Licenciatura Plena em Matemática com habilitação em Física e Informática, Bacharel em Engenharia de Produção pela Universidade Nove de Julho (UNINOVE). Pós-graduação Lato Sensu em Matemática e pós-graduação Scricto Sensu, mestrado em Administração de Empresas, cursando doutorado em Engenharia de Produção. Atualmente é professor titular nas FATEC, ministrando as disciplinas de Modelagem de Processos, Gestão de Risco e Simulação em Logística. Possui experiência como professor do ensino superior desde 2010 ministrando aulas de Estatística, Pesquisa Operacional e Modelagem de Sistemas nos cursos de Engenharia Mecânica e Engenharia de Produção. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Modelagem Matemática e Matemática Aplicada à Administração e Negócios. Trabalhou durante mais de vinte anos em diversas empresas nas áreas de engenharia e operação de sistemas elétricos e automação industrial, planejamento em Logística, controle de estoques e recebimento de mercadorias. Atualmente trabalha no desenvolvimento de pesquisas em estratégias de empresa e sistemas de produção. 

Denilson Ferreira

E-mail: denilson.ferreira@fatec.sp.gov.br

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4090134508862899

Sobre 0 Docente:Prof. Me. Denilson Ferreira. Possui Graduação em Administração pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1999), Especialização em Economia e Gestão no Setor de Petróleo pelo Instituto Francês do Petróleo IFP (2002) e mestrado em Energia pela Universidade de São Paulo Bolsista ANP (2005). Possui larga experiência na Administração Pública, tendo ocupado o cargo de Chefe de Gabinete da Secretaria das Subprefeituras no Município de São Paulo (2001), a Coordenação Geral de Agroenergia no Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento, ocasião em que foi Presidente da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva do Biodiesel e Coordenador do GT Biocombustíveis do CAS Instituto Interamericano de Cooperação para Agricultura OEA (2008/2009/2010/2011). Em 2013 foi Superintendente Administrativo da CET – Companhia de Engenharia de Tráfego de São Paulo. Atualmente é Diretor Administrativo Financeiro da SPTrans – São Paulo Tranporte S. A. É Professor Associado da FATEC – FACULDADE DE TECNOLOGIA DE SÃO PAULO – CAMPUS DA ZONA SUL (Centro Estadual Ensino Tecnológico Paula Souza). Possui produção acadêmica na área de energia.

Denise Lemes Fernandes Neves

E-mail: denise.neves01@fatec.sp.gov.br

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3220427256100569

Sobre a Docente: Profª Me. Denise Lemes Fernandes Neves. Possui mestrado em “Tecnologias da Inteligência e design digital – Processos Cognitivos e Ambientes Digitais”/ PUC-SP (2016), pós-Graduação em “Gerenciamento e Desenvolvimento de Sistemas” / UNILINS-SP (1999) e graduação em ” Tecnologia em Processamento de Dados”/Fundação Nilton- Lins (1987) . Atualmente é professora universitária da Faculdade de Tecnologia da Zona Sul (FATEC) , Faculdade das Américas (FAM) e professora de pós-graduação do SENAC. É analista de sistemas e desenvolvedora  da empresa de consultoria Denan Consultoria Empresarial. Tem experiência em desenvolvimento de sistemas WEB, MOBILE e interfaces implementadas com experiência de usuário (UX). Tem interesse em pesquisas em Engenharia de Software/Engenharia WEB e Serviços em Tecnologia Assistiva.

Edson Roberto Barbosa Ceroni

E-mail: edson.ceroni1@fatec.sp.gov.br

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3741681942375190

Sobre o Docente: Prof. Me. Edson Roberto Barbosa Ceroni. Possui Graduação em Engenharia Elétrica pelo Centro Universitário da FEI(1993) e Mestrado em Engenharia da Computação pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo(2006). Atualmente é professor associado da Faculdade de Tecnologia de São Paulo (Fatec São Paulo) e da Faculdade de Tecnologia Zona Sul (Fatec Zona Sul) e Executivo Consultor de TI na Telefonica | Vivo.(Texto informado pelo autor)

Eduardo Bonetti de Freitas

E-mail: eduardo.bonneti@fatec.sp.gov.br

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5686796275777394

Sobre o Docente: Prof. Esp. Eduardo Bonetti de Freitas. Possui Graduação em Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Ibirapuera (1996). (Texto informado pelo autor)

Eduardo Paulino da Silva

E-mail: eduardo.psilva@fatec.sp.gov.br

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7387413809288213

Sobre o Docente: Prof. Esp. Eduardo Paulino da Silva possui Graduação em Administração de Empresas pela Universidade de São Paulo e Cruzeiro do Sul e Pós Graduação em Finanças pela Universidade São Judas Tadeu. Atualmente é professor da Faculdade de Tecnologia da Zona Sul, Faculdades Integradas Paulista, Faculdades Torricelli, Senac e Faculdade das Américas. Experiência de mais de 30 anos na área de Administração e Contabilidade, com ênfase em Finanças e Análise das demonstrações Financeiras. Atuou durante mais de vinte anos em Instituições Financeiras de porte, com destaque para trabalhos ligados a área Contábil, Fiscal e Recursos Humanos. Paralelamente, desenvolve trabalhos em consultoria para Indústrias e Comércio. (Texto informado pelo autor)

Eliseu Lemes da Silva

E-mail: helizeu@gmail.com

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9300104925024179

Sobre o Docente: Prof. Esp. Eliseu Lemes da Silva possui graduação em Tecnologia em Processamento de Dados pelo Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CEETEPS), Licenciatura em Matemátia pela Univesidade Metodista (UMESP), Especialização em Engenharia da Computação pela Universidade Federal de Uberlândia (UFUMG), doutorando em Ciencias de la educación por la Universidad Nacional de Rosário/AR (UNR), tese de pesquisa voltada para o Ensino de Tecnologia na Educação Superior. Com vinte anos de experiência como professor e também como profissional na área de Tecnologia da Informação, desde 2002 atuando como professor de Ensino Superior em Faculdades de Engenharia e Tecnologia. Desde 2006 atuando como Coordenador de Cursos Superiores, tendo sido eleito por 2 mandatos eleitorais consecutivos e 3 mandatos pró-tempore como Coordenador e Diretor de Departamento dos Cursos Superiores de Informática para Gestão de Negócios e Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Fatec Sul, instituição mantida pelo Governo do Estado de São Paulo. Ocupando também o cargo de Diretor em Exercício da Faculdade de Tecnologia da Zona Sul por três ocasiões.

Jacy Ferreira Braga

E-mail: jacy.braga@fatec.sp.gov.br

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3996915968369733

Sobre o Docente: Prof. Me. Jacy Ferreira Braga. Mestre em Comunicação Social (UNIP); especialista em Marketing (ESPM) e graduado em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda (FIAM). Professor de MBA e Graduação. Atividades acadêmicas na Faculdade de Tecnologia de Guarulhos e na Faculdade de Tecnologia da Zona Sul. Atua também como Consultor nas áreas de Comunicação, Marketing e Administração.(Texto informado pelo autor)

José Leôncio Ferreira Filho

E-mail: jose.ferreira40@fatec.sp.gov.br

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3902618181419933

Sobre o Docente: Doutorado em Educação Matemática pela Universidade Anhanguera - UNIAN-SP (2018), sob a orientação do prof. Dr. Ubiratan D'Ambrosio.
Mestrado Profissional em Ensino de Matemática pela PUC-SP (2007) sob orientação do prof. Dr. Vincenzo Bongiovanni . Pós-graduação Lato Sensu em Matemática Pura pelo Instituto de Matemática e Estatística da USP- SP (2002). Licenciatura em Matemática e Biologia pelo Instituto Adventista de Ensino de São Paulo. Já atuou como professor de matemática dos Ensinos Fundamental e Médio de escolas públicas e privadas, de 1995 a 2010. É professor da FATEC desde 2014.

Josenyr Santos Rosa

E-mail: josenyr.rosa@fatec.sp.gov.br

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5338649111078338

Sobre o Docente: Prof. Me. Josenyr Santos Rosa, Mestre em Ciência da Computação pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (1997) e Pós-Graduado em Didática de Ensino Superior. Atualmente professor de cursos Tecnólogos e coordenador técnico de MBA em Gestão de Projetos do Centro Universitário Estácio Radial de São Paulo – Estácio Uniradial. Tutor e Desenvolvedor de Curso/Disciplina na modalidade de Ensino a Distância(EAD). Professor de MBA em Governança em TI e MBA em Big Data na Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atuando na área de TI a mais de 25 anos em grandes corporações nacionais, multinacionais e instituições financeiras, em projetos de banco de dados ORACLE, SQL Server e Business Intelligence (BI).

Lelis Tetsuo Murakami

E-mail: lelis.murakami@fatec.sp.gov.br

Currículo Lattes:

http://lattes.cnpq.br/9366522628827235

Sobre o Docente: Graduado em Engenharia Civil pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (1977) e Doutor em Computação e Sistemas Digitais pela Escola Politécnica USP (2008). Atualmente é diretor da Lechare Engenharia e Sistemas Ltda tendo ministrado aulas na Fatec Ipiranga e na Faculdade Anhanguera. Atualmente, é Prof. Universitário Categoria III da Fatec - Zona Sul do Centro Paula Souza, ministrando diversas disciplinas de TI e Logística e Prof. Titular na Unimes - Universidade Metropolitana de Santos ministrando várias disciplinas do curso de Gestão da Tecnologia da Informação. Tem mais de 40 anos de experiência na área de TI, com ênfase em TIC e Logística, desenvolvendo atividades de Consultoria, Desenvolvimento de Sistemas, Modelos de Otimização, Bancos de Dados, Aplicações Industriais, Administrativas e de Controle de Processos.

Leônidas Alvarez Neto

E-mail: leonidas.neto@fatec.sp.gov.br

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7317974922598531

Sobre o Docente: Prof. Dr. Leônidas Alvarez Neto. Possui Mestrado em Engenharia de Transportes pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo(1989) e Doutorado em Engenharia Civil pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (1998). Tem experiência na área de Engenharia de Transportes, com ênfase em Planejamento de Transportes.

Lilza Mara Boschesi Mazuqui

E-mail: lilza.mazuqui@fatec.sp.gov.br

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4853299548598526

Sobre a Docente: Profª Dra. Lilza Mara Boschesi Mazuqui. Engenheira Civil, pela Faculdade de Engenharia São Paulo (1993), Licenciada em Física pela Universidade Camilo Castelo Branco (2008), Licenciada em Matemática pela Universidade Camilo Castelo Branco (2008). Mestrado em Engenharia Civil pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (1999) e Doutorado em Engenharia pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (2004). Professora concursada da Faculdade de Tecnologia da Zona Sul – FATEC ZONA SUL, lecionando nos Cursos Superiores de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Logística e Gestão Empresarial. Professora da Faculdade de Tecnologia do Tatuapé – FATEC TATUAPÉ -VICTOR CIVITA. Lecionando no Curso Superior de Tecnologia em Controle de Obras. Professora da Universidade Cruzeiro do Sul – UNICSUL. Lecionando no Curso de Engenharia Civil. Premiada em 1999 com o Prêmio Jovem Pesquisador UNESCO/ABRH -Menção Honrosa – Desenvolvimento de Modelo Matemático para a Quantificação do Transporte de Sedimentos da Bacia Hidrográfica do Rio Tiête-Pinheiros.

Lucas Pereira da Rocha

E-mail:

lucas.rocha@fatec.sp.gov.br

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6557592417785571

Sobre o Docente: Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade de Santo Amaro (2007), MBA Gestão de Cibersegurança pela Faculdade de Informática e Administração Paulista - FIAP (2019 ), com dezoito anos de experiência na área de infraestrutura, como administrador de redes em sistemas operacionais GNU/Linux e a quatro anos na área de segurança da informação. Professor na Faculdade de Tecnologia Zona Sul  e Professor na Faculdade de Tecnologia Santana do Parnaíba.

Luciana Silva Zapparolli

E-mail: luciana.zapparolli@fatec.sp.gov.br

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5876481781313594

Sobre a Docente: Mestra em Ciência da Computação pela Universidade Federal do ABC - UFABC (2016). Possui Especialização em Engenharia da Computação na UFU (Universidade Federal de Uberlândia (2005) e graduação em Bach. em Matemática com Informática pelo Centro Universitário Fundação Santo André (1997). Google Certified Educator Nível 1. Atualmente é professora - da FACULDADE DE TECNOLOGIA DA ZONA SUL e FATEC MAUÁ. Tem experiência na área de Ciência da Computação e Ensino à Distância.

Luiz Claudio Gonçalves

E-mail: luiz.goncalves@fatec.sp.gov.br

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7280708160946697

Sobre o Docente: Prof. Dr. Luiz Claudio Gonçalves. Possui Pós-doutorado em Administração de Empresas (Green Supply Chain Management); Doutorado em Engenharia de Produção; Mestrado em Engenharia de Produção; Mestrado em Administração de Empresas; Mestrado em Turismo Ambiental, sendo graduado em Engenharia Elétrica. Atua como pesquisador e professor em cursos de graduação e pós-graduação. É editor da Revista da Fatec Zona Sul (REFAS). Tem experiência nas áreas de Administração de Empresas e Engenharia de Produção com os seguintes temas: Gestão da Cadeia de Suprimentos, Gestão de Logística Integrada, Gestão da Produção e Operações, Gestão de Marketing e Gestão de Sustentabilidade.

Marcio Galvão Ribeiro

E-mail: marcio.ribeiro2@fatec.sp.gov.br

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5113484135832947

Sobre o Docente: Prof. Me. Marcio Galvão Ribeiro. Possui Graduação em Tecnólogo em Informática pelo Centro Universitário Ítalo Brasileiro (1995) e Mestrado em História da Ciência pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2005). Atualmente é Docente na Anhanguera Educacional SP e Faculdade de Tecnologia da Zona Sul. Tem experiência na área de Ciência da Computação e Administração com ênfase em Sistema de Informação, atuando principalmente nas seguintes disciplinas: Linguagem de Programação Estrutura e Orientada a Objeto. (Texto informado pelo autor)

Marco Antonio Dias

E-mail: profmadias@gmail.com

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5723475780000769

Sobre o Docente: Economista pela USJT, PÓS-GRADUADO em Economia do Setor Financeiro pela FACULDADE DE ECONOMIA E ADMINISTRAÇÃO DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (FEA / USP), MESTRE em Gestão Ambiental pelo INSTITUTO DE PESQUISAS TECNOLÓGICAS DO ESTADO DE SÃO PAULO (IPT / USP), DOUTOR com bolsa pelo CAPES em Ciências Sociais com concentração em Relações Internacionais pela PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO (PUC / SP). PÓS-DOUTORADO na PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO (PUC / SP), departamento de Ciência Política. Professor concursado PLENO I do CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA PAULA SOUZA (CEETEPS) na GRADUAÇÃO e no departamento de PÓS-GRADUAÇÃO. Atuou por mais de dois anos como professor convidado do INSTITUTO DE ECONOMIA (IE) da UNICAMP no Curso de Especialização em Economia Financeira – CEEF. Consultor de Planejamento Estratégico nas áreas Corporativa e Educacional. Linhas de pesquisa nas áreas de Estratégia Corporativa, Internacionalização de Empresas e Globalização, atendendo as disciplinas de Governança Corporativa, Plano de Negócios e Contexto Econômico Global.

Marco Antonio Laurelli Moreira

E-mail: marco.laurelli@fatec.sp.gov.br

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2925768593477466

Sobre o Docente: Prof. Me. Marco Antonio Laurelli Moreira. Possui Graduação em Administração pela Faculdade de Administração e Ciências Contábeis Luzwell (1993), especialização em Teorias da Comunicação pela Faculdade Casper Líbero (1995), com conteúdo voltado para Comunicação, Mídia e Marketing e Mestrado em Administração pela Universidade Ibero Americano (2002). Atualmente é professor na Faculdade de Tecnologia da Zona Sul de São Paulo e na Escola Técnica do Estado de São Paulo – ETEC. Tem experiência em Coordenação em Cursos Superiores na área de Administração, com ênfase em Administração, assim como em Análise de Sistemas, Marketing e Comércio Exterior e, também, na Faculdade de Tecnologia Morumbi Sul coordenou o curso de Gestão da Qualidade no Atendimento ao Cliente. Neste período preparou a Instituição para autorização e para o reconhecimento dos cursos citados, com sucesso. Vivência de três anos como membro do projeto Brasil/Canadá com o Collège François Xavier Garneau, referente ao programa Pontes para o Conhecimento, que visa o desenvolvimento de novos aplicativos e metodologia na área da educação. É membro voluntário da QualitiyForum como colaborador em assuntos da qualidade. Também é palestrante e colabora em treinamentos. (Texto informado pelo autor)

Marcus Leandro Torrano Ignatti

E-mail: marcus.ignatti@fatec.sp.gov.br

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4115288948454287

Sobre o Docente: Prof. Me. Marcus Leandro Torrano Ignatti. Mestre em Administração pela Universidade Metodista de São Paulo – UMESP (2003). Graduado em Administração de Empresas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (1997). Educador e Consultor em Desenvolvimento Organizacional, Marketing e Humano. Professor de MBA dos Cursos do Provar e Labfin da FIA (Fundação Instituto de Administração). Professor do Centro de Comunicação e Letras – CCL com aulas no curso de Publicidade e Propaganda na Universidade Presbiteriana Mackenzie. Coordenador do Curso de Logística na Faculdade de Tecnologia Zona Sul e professor nos cursos de Logística e Gestão Empresarial. Professor de MBA e Pós-Graduação nas áreas de Marketing e Gestão de Pessoas. Professor de Pós-Graduação e MBA da Faculdade Oswaldo Cruz. Coordenador Geral e Professor da Faculdade Alfa São Paulo nos cursos de Administração e Ciências Contábeis. Consultor de negócios e acadêmico em autorização, recredenciamento e reconhecimento de Cursos Superiores junto ao Ministério da Educação. (Texto informado pelo autor)

Maria Cláudia de Góes

E-mail: maria.goes@fatec.sp.gov.br

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9882198084532247

Sobre a Docente: Profª Me. Maria Cláudia de Góes possui graduação em Letras-Licenciatura Plena Habilitação: Port/Inglês pelas Faculdades Integradas Nove de Julho (1997) e pós-graduação em Língua Inglesa Ensino pela Universidade de São Paulo e em Ensino e Tradução pela Universidade Paulista. É Mestre em Linguística Aplicada pela Universidade de Taubaté. Atualmente é professora universitária da Faculdade de Tecnologia – FATEC Zona Sul. Tem experiência na área de Letras, Tradução e Cursos de Tecnologia com ênfase no ensino de Línguas Estrangeiras Modernas- Língua Inglesa e Inglês para Fins Específicos.

Miriam Ferreira Lima Justino

E-mail: miriam.justino@fatec.sp.gov.br

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8732939909819964

Sobre a Docente: Profª Me. Miriam Ferreira Lima Justino. Possui Graduação em Administração de Empresa com ênfase em Gestão de Pessoas, pela Faculdade Brasileira de Recursos Humanos (1998). É especialista Gestão de Pessoas e Mestre em Engenharia da Produção. Tem experiência de mais de 10 anos na área de Administração de RECURSOS HUMANOS em cargos de Liderança e na aréa de RH, com ênfase em Administração de Recursos Humanos em todos os seus Subsistemas e Processos. É professora universitária para Graduação e Pós-graduação e ministra as disciplinas: Liderança e Motivação, Administração de RH, Teorias e modelos de Gestão, Gestão de Pessoas , Comportamento Organizacional, Planejamento Estratégico e Empreendedorismo. Participa de Orientação de monografias nos cursos de pós-graduação, orientação de estágio supervisionado, atividades complementares, assim como em Bancas de TCC e monografias.

Moacir de Freitas Junior

E-mail: moacir.junior1@fatec.sp.gov.br

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7583025747950699

Sobre o Docente: Prof. Me. Moacir de Freitas Junior. Cursando Mestrado Engenharia da Produção na UNIP – ­Universidade Paulista, pós graduado em Logística Empresarial na UASP, pós graduado em Gestão de Recursos Humanos pela UCAM, em Formação Profissional em Educação pelo UNIA e em Sistemas da Computação pela Unversidade Federal de Uberlândia/Unisanta. Possui graduação em Administração de Empresas pela UNICID. Atualmente é professor da FATEC da Zona Sul e da ETEC do Centro Paula Souza(unidades Horácio Augusto e Zona Sul) atuando também em cursos de pós graduação nas Faculdades Anhanguera. Tem experiência nas áreas de Logística e Administração, atuando principalmente nos seguintes temas: administração de empresas, logística de armazenamento e transporte, administração de recursos humanos e gerenciamento da cadeia de suprimentos. Complementa experiência acadêmica com atuação profissional de 16 anos nos ramos automotivo, alimentício e de prestação de serviços em médias e grandes empresas nos setores de Armazenagem, Compras e PCP.(Texto informado pelo autor)

Moisés Tavares da Conceição

E-mail: moises.conceicao@fatec.sp.gov.br

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1696897986024872

Sobre o Docente: Prof. Esp. Moisés Tavares da Conceição. Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Católica de Santos (1983). Atualmente é professor ensino superior – Fatec – Faculdade de Tecnologia de São Paulo – Praia Grande, em experiência na área de Economia, com ênfase em Balanço de Pagamentos; Finanças Internacionais, atuando principalmente no seguinte tema: financiamentos. Graduação em Ciências Econômicas, Universidade Católica de Santos (1983), pós graduação Latu Sensu Engenharia Econômica, Unisantana – Universidade de Santana – São Paulo. Atua como professor de ensino superior na Fatec Faculdade de Tecnologia de São Paulo, nas unidades de São Paulo Zona Sul e Praia Grande. Conhecimentos nas áreas econômica, financeira e comércio exterior (Texto informado pelo autor)

Rebecca Bignardi Arambasic

E-mail: rebecca.silva3@fatec.sp.gov.br

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4053193530262588

Sobre a Docente: Profª Me. Rebecca Bignardi Arambasic é Diretora geral da Fatec Zona Sul, doutoranda em Engenharia Elétrica e Computação na Universidade Presbiteriana Mackenzie; Mestre em Liderança e MBA em Liderança Estratégica Organizacional pela UNISA e Bacharel em Análise de Sistemas pela UNIP. Linha de pesquisa: Inteligência Artificial, Sistemas Dinâmicos Complexos, Gamificação, Multijogo Espacial, Novas Tecnologias de Informação e Comunicação, Inovação, e-learning, m-learning, u-learning, b-learning, Deep Learning, Machine Learning, Big Data, Internet das Coisas, Design Thinking, Dispositivos Móveis, Gestão de Projetos e de Conhecimento, Inteligência e Cultura Organizacional, Jogos e Autômatos Celulares. Liderança de Serviço – Criatividade – Prontidão – Solução – Determinação.

Reginaldo César Izelli

E-mail: reginaldo.izelli@fatec.sp.gov.br

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4674729078322469

Sobre o Docente: Prof. Me. Reginaldo César Izelli. Possui Graduação em Matemática-Licenciatura Plena pela Fundação Municipal de Educação e Cultura de Santa Fé do Sul (2003) e Mestrado em Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2006). Atualmente é Docente da Faculdade de Tecnologia da Zona Sul e Docente da Escola Técnica Estadual da Zona Sul (SP). Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Matemática Aplicada. (Texto informado pelo autor)

Ricardo Soares de Meneses

E-mail: ricardo.menezes@fatec.sp.gov.br

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0906408309749531

Sobre o Docente: Prof. Me. Ricardo Soares de Meneses. Possui graduação em Matemática (Licenciatura Plena Resolução CNE/02) pela Universidade Anhembi Morumbi (1999), graduação em Engenharia pela Universidade Braz Cubas (1993) e mestrado em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2007). Atualmente é professor de Cálculo I e II da FATEC Zona Sul e Professor da área de exatas na Universidade Nove de Julho (UNINOVE). (Texto informado pelo autor)

Rodrigo Avella Ramirez

E-mail: rodrigo.ramirez@fatec.sp.gov.br

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3875857514322336

Sobre o Docente:Prof. Me. Rodrigo Avella Ramirez. Possui graduação em Comunicação Social pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (1993). Licenciatura em Língua Inglesa ( 1997) pela Universidade Presbiteriana Mackenzie , e licenciatura em Ciências Sociais pela Universidade Cidade de São Paulo ( 2014) Atualmente é Professor de Ensino Superior do CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO TECNOLOGICA PAULA SOUSA, Coordenador Institucional do programa Idiomas sem Fronteiras (IsF) na FatecZona Sul , examinador oficial do BRITISH COUNCIL – São Paulo para o para o exame IELTS. Bolsista no programa de Doutorado em EAHC na UPM. (Texto informado pelo autor)

Rosana Mariano

E-mail: rosana.mariano@fatec.sp.gov.br

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9686607821594724

Sobre a Docente: Mestre em Administração Pública pela Universidade Federal da Bahia. Especialista em Estudos Avançados da Língua Inglesa pela Universidade de São Paulo. Especialista em Língua Inglesa pela UNIBERO. Possui certificado em ESP/ELT pela Universidade de San Diego/ Califórnia, nos Estados Unidos. Licenciada em Letras pela Universidade Metodista e em Pedagogia pela Faculdade de São Bernardo do Campo. Leciona Inglês na Fatec Zona Sul desde 2012.

Silas Gutierrez

E-mail: silas.gutierrez@fatec.sp.gov.br

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9470370810010437

Sobre o Docente: Doutor em Letras pela PUC/SP. Professor Concursado na disciplina de Comunicação e Expressão na Faculdade de Tecnologia Dom Paulo Evaristo Arns. Seus estudos centralizam-se em temas como Oralidade e Escrita em Ambientes Virtuais; Novas Tecnologias de Comunicação; Produção de Sentidos em Redes Sociais; Cultura e Geração Digital XVI. (Texto informado pelo autor)

Silza Maria Librelon Raia

E-mail: silza.raia@fatec.sp.gov.br

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6084918928452105

Sobre a Docente: Profª Me. Silza Maria Librelon Raia. Possui Graduação em Letras pela Universidade São Marcos (1984) e Mestrado em Comunicação Letras pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2001). É Especialista em Língua Inglesa pela Universidade de São Paulo. Atualmente é colaborador da Associação Brasileira de Normas Técnicas e professora Associada I na Faculdade de Tecnologia Zona Sul. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Letras, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, Inglês business English, Linguagem e Metodologia do Trabalho Científico. Coordenou a área de Língua Estrangeiras Inglês / Espanhol da Escola Americana e Colégio Presbiteriano Mackenzie. (Texto informado pelo autor) e atualmente é Orientadora de Polo do curso de Gestão Empresarial EaD.

Solange Chagas do Nascimento Munhoz

E-mail: solange.munhoz01@fatec.sp.gov.br

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2291676644260687

Sobre a Docente: É doutora e mestre em Letras (Língua Espanhola e Literaturas Espanhola e Hispano-Americana), graduada e licenciada em Letras - Espanhol e graduada em Comunicação Social pela Universidade de São Paulo. Atualmente, é professora do ensino superior, ministrando disciplinas de Língua Espanhola. Tem experiência na produção de material didático para cursos de espanhol e, como tema de pesquisa, estuda as relações entre ficção e história na literatura contemporânea. Principais temas de estudo: literatura e exílio, espaço biográfico e epistolografia.

Sonia Regina Soares da Cunha

E-mail: sonia.cunha@fatec.sp.gov.br

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0817032642818752

Sobre o Docente: Doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (PPGCOM ECA-USP, Brasil), Mestre em Estudos da Mídia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (PPGEM UFRN, Brasil). Docente na Faculdade de Tecnologia em São Paulo (Campus “Dom Paulo Evaristo Arns” e Campus Mauá ). Atuou como docente na Universidade de São Paulo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte e Universidade Senior de Braga (Portugal). Autora da tese “A série jornalística televisual: do código verbal ao digital e do biológico ao cultural”, estudo que atualiza o diálogo transdisciplinar entre os campos da Comunicação, Tecnologia e Informação. Cineasta, Roteirista, Editora e Produtora Audiovisual. Associada da SET - Associação Brasileira Técnico-Científica de Engenharia de Televisão.

Tokio Hossokawa

E-mail: tokio.hossokawa@fatec.sp.gov.br

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9516504758927224

Sobre o Docente: Prof. Me. Tokio Hossokawa. Graduado em Matemática com ênfase em Informática pela UNIP / USP ; possui Licenciatura Plena em Matemática pela Faculdades Oswaldo Cruz – FOC. Tem Especialização (Lato Sensu) em Ensino de Matemática pelo Centro Universitário Claretiano – CEUCLAR, tem Especialização em Modelagem Hidrológica pelo Department of Bioenvironmental Engineering – Gifu University – Japão . É Mestre em Engenharia na área de Modelagem Hidrológica pela UNICAMP com período sanduíche na Gifu University (Japão). Atua nas áreas relacionadas aos seguintes temas : (i) Modelagem Matemática como estratégia de ensino – aprendizagem de Ciências Exatas nos cursos superiores (ii) Métodos Quantitativos e Computacionais . Tem experiência como docente na área de ensino de Cálculo Diferencial e Integral, Equações Diferencias , Cálculo Numérico e Estatística Aplicada em universidades públicas e particulares . Foi professor substituto na Universidade Estadual Paulista – UNESP . Atualmente é professor de Ensino Superior I do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza ( FATEC ) . (Texto informado pelo autor)

Walcyr de Moura e Silva

E-mail: walcyr.silva@fatec.sp.gov.br

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9868022803819572

Sobre o Docente: Prof. Esp. Walcyr de Moura e Silva. Possui graduação em Administração pela Faculdade de Ciências Administrativas e Contábeis “Paulo Eiró” (1980). Possui MBA Executivo Internacional pela FIA USP e MBA Gestão Ensino Aprendizagem no Ensino Superior Profissional – CEINTER. Possui Especialização em Novas Tecnologias de Ensino-Aprendizagem – UniÍtalo. Atualmente é professor do Ensino Superior III-A – FATEC Zona Sul, e professor da UniÍtalo. Experiência acadêmica desde 1998. Experiência Profissional – mais de 30 anos na área de TI e Administração. (Texto informado pelo autor)

Winston Aparecido Andrade

E-mail: winston.andrade@fatec.sp.gov.br

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4585071894386581

Sobre o Docente:

Possui Licenciatura Plena em Matemática com habilitação em Física e Informática, Bacharel em Engenharia de Produção pela Universidade Nove de Julho (UNINOVE). Pós-graduação Lato Sensu em Matemática e pós-graduação Scricto Sensu, mestrado em Administração de Empresas, cursando doutorado em Engenharia de Produção. Atualmente é professor titular nas FATEC, ministrando as disciplinas de Modelagem de Processos, Gestão de Risco e Simulação em Logística. Possui experiência como professor do ensino superior desde 2010 ministrando aulas de Estatística, Pesquisa Operacional e Modelagem de Sistemas nos cursos de Engenharia Mecânica e Engenharia de Produção. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Modelagem Matemática e Matemática Aplicada à Administração e Negócios. Trabalhou durante mais de vinte anos em diversas empresas nas áreas de engenharia e operação de sistemas elétricos e automação industrial, planejamento em Logística, controle de estoques e recebimento de mercadorias. Atualmente trabalha no desenvolvimento de pesquisas em estratégias de empresa e sistemas de produção. 

Sala dos Professores