Caso de Sucesso: Aluno com deficiência da Fatec Zona Sul Conquista Estágio na Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED)

Na Faculdade de Tecnologia (Fatec) Zona Sul, histórias inspiradoras e de conquista são comuns entre os alunos. Um exemplo inspirador é o caso de Manoel Lucas Moreira Leite Souza, um estudante com deficiência que, com determinação e apoio da instituição, conseguiu um estágio em uma renomada empresa.

Manoel Lucas Moreira Leite Souza, pessoa em cadeira de rodas e diagnosticado com Paralisia Cerebral (PC), enfrentou diversos desafios ao longo de sua vida acadêmica. As dificuldades motoras e a necessidade de suporte não o impediram de sonhar com uma carreira na área de tecnologia. Desde cedo, Manoel mostrou um grande interesse por computadores e programação, o que o levou a se inscrever no curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas na Fatec Zona Sul, e, hoje está cursando o 4º semestre.

A conquista do estágio por Manoel Lucas Moreira Leite Souza foi celebrada por toda a comunidade acadêmica da Fatec Zona Sul. A história de Manoel não apenas inspirou outros alunos com deficiência, mas também destacou a importância das políticas de inclusão e do suporte institucional.

Com a experiência que será adquirida no estágio, Manoel está mais confiante e motivado a continuar sua jornada acadêmica e profissional.

O caso de sucesso de Manoel é um testemunho poderoso de que, com determinação, apoio adequado e oportunidades justas, todos os alunos podem alcançar seus objetivos e contribuir significativamente para a sociedade.

“Sou Manoel Lucas Moreira Leite Souza, do 4º Semestre de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, sou cadeirante e tenho Paralisia Cerebral (PC), faço estágio na Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED), na Coordenadoria de Acessibilidade e Desenho Universal (CADU). Meu trabalho é fazer a avaliação e relatório de cada site para órgãos públicos e autoridades judiciais onde o objetivo é ver se o site está acessível. Fui em uma feira de estágios da Prefeitura de São Paulo e o primeiro Stand que visitei foi o da SMPED e de todas as secretarias, a SMPED mostrou interesse em me chamar desde a visita. Fiz a prova do CIEE (Empresa responsável pelo concurso público de estagiários) e a entrevista e passei. O estágio é de um ano, mas tenho certeza que vou aproveitar.”